segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O que é a cor e como a interpretamos?

Cor está presente em tudo o que observamos, esta invoca um estado de espírito, criando assimetrias e contrastes que destacam a essência de beleza de uma imagem. Algo pálido e melancólico pode tornar-se vibrante e cheio de vida adquirindo uma dimensão e envolvência que julgamos impossíveis.



Como é feita a interpretação das cores pelo cérebro humano?
   Explicando de uma forma simplificada, a cor de cada objeto é determinada pelas frequências que os materiais desse objeto refletem. Ou seja, um objeto terá determinada cor se não absorver. Por exemplo: Se virmos um objeto vermelho isso quererá dizer que esse objeto absorve todas as cores, menos a cor vermelha, que ao não ser absorvida, é refletida.
   Assim, a visão poderá ser escotópica ou fotópica, consoante as condições em que o processo se efetuar.

Visão Escotópica (Noturna) capta baixos níveis de luminosidade e não é sensível ao comprimento de onda, não detetando a cor.

Visão Fotópica (Diurna) é o termo cientifico que se dá à visualização das cores por parte do olho humano, durante o dia e em condições normais de luminosidade. Este tipo de visão só funciona para elevados níveis de luminosidade e é sensível ao comprimento de onda, detetando a cor.


Webgrafia:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu2/foto/0,,69756412,00.jpg
http://sidigicor.blogspot.pt/2011/02/como-e-feita-intrepretacao-das-cores.html

Sem comentários:

Enviar um comentário